EeB espaço cinematográfico: 2x1

Película "complexa" no sentido de que nom aparece Julia Roberts chorando por um homem que nom a quer mentres se mete uma banana nas braguinhas (comédia romântica), nem Vin Diesel ahostiando a todo dios porque lhe roubaram os GI-JOE (acçom clássica) e assim.

É uma dessas fitas que vês e ficas com mais inquedanças, a cabeça dá-te voltas e deseguido buscas informaçom, críticas etc. Atrapa porque tem um atmosfera "rara", nom esperável e caótica por vezes.

Mas isso é o que deve ser. Quer dizer-se, é perfeitamente assumptível que um rapaz duns 10 anos que se sente incompreendido, com uma psique algo atormentada por isso e uma vida em contínua luta com a realidade faça uma viagem até um mundo interior que reflicta os seus sonhos (um reino donde a única regra é ser feliz), mas também os medos e a indefensom que estes vão provocar.

Inquietante fábula moderna, que desconcerta polo uso magistral e inesperado dos monstros, dalguma maneira alter-egos do próprio protagonista ou figuras criadas por ele a partir da sua própria realidade (os monstros, num conto com presença infantil, sempre convidam à simples "magia" e à pura fantasia, porém aqui a sua importância e representatividade vão moito mais alá), inspirada num conto de Maurice Sendak que podeis ver aqui em apenas dous minutos.

Banda sonora a cargo de Karen O. & The Kids, projecto da cantante de Yeah Yeah Yeahs junto do compositor Carter Burwell, que finalmente nom ganhou o Globo de Ouro ao que estava nomeada, que foi parar para a fita de animaçom dos estudos Pixar "Up".



Nom tem nada a ver com a anterior esta "In The Loop", mas tem o duvidoso honor de ser a melhor fita de humor que tenho visto nos últimos anos.

O guiom é brutal, uma caricatura perfeita do que é (ou seguro que vem sendo) o mundo da política na sociedade moderna, pletórico de incompetentes, medonhentos, chulos e bolseiros desejosos de escalar como seja no trabalho mentres o seu mini-universo de papel molhado se vai ao caralho.

Recordou-me bastante à inimitável "A vida de Brian" pola loucura constante e o surrealismo que se vive em moitas cenas, ainda que a exploraçom do absurdo nesta película deixa um pouso tam real que a faz genial num sentido diferente, moito mais efectivo.

As situações ridículas e impensáveis sucedem-se com uma vertigem que impressiona e o labor dos actores e actrizes é fundamental para isso. Múltiplas versões das facetas mais tristes da nossa classe dirigente actual: mal-falados, sem escrúpulos, cínicos, egoístas... surrealismo tam real como a vida mesma.

Mençom especial, por salientar algo concreto, à cena em que o chefe militar (James Gandolfini) recria os orçamentos (económicos e humanos) que fazem falta para ir à guerra num joguete-calculadora para crianças, e mais o momento em que o "vice-agitador de ministros" arremete contra um deles polo seu peculiar gosto musical. Recomendada!

2 comentários:

Anónimo disse...

9.5 - http://www.pordescargadirecta.com/estrenos-espanol/126826-la-cinta-blanca-2010-drama-dvdscreener-espanol/

10 - http://www.pordescargadirecta.com/peliculas-otros-idiomas-2008-2010/64490-mega-shark-vs-giant-octopus-2009-dvdrip-v-o-subs-espanol-terror/

comiK.O. disse...

Hahaha!

Quedo-me com a dos mega-monstros! Muito mais monstros que estes do raparigo vestido de gato seguro!

:)

Designed by Posicionamiento Web | Bloggerized by GosuBlogger