EeB espaço infantil

Pesquisando no web por uma imagem que ilustrasse uma das melhores definiçons da história graças à sabedoria popular...

Lambom
: adj. (1) Lambedor, que lambe. (2) Guloso, lambeteiro. (3) Que come muito, lapom, larpeiro. Na fraseologia popular: "uma na boca, outra na mão e o olho na melhor".

... E já que logo, com a escusa de procurar uma imagem para a dita definiçom, topei-me com o ínclito Mr. Greedy (Dom Larpeiro, em espanhol «Don Glotón»). Para quem nom sabeis deste carismático personagem direi-vos que forma parte duma colecçom de pequenos contos infantis obra de Roger Hargreaves, dos que guardo bem orgulhoso a primeira ediçom que se tirou em Espanha (através da Editorial Alhambra) alô por meados dos anos 80. Nem sei quantas vezes, sendo neno, pude ler e ré-ler estes pequenos e brilhantes contos ilustrados, e ainda quando os colho nom podo resistir-me a folhear algum deles: as tragicómicas aventuras de «Don Miedica», a imensa bondade de «Doña Sonrisas» e «Don Feliz», o engraçado «Don Memorión», o desafortunado «Don Pupas», a simpatiquíssima «Doña Tardona», o case mágico «Don Cosquillas», a super-"riquinha" «Doña Tímida», os fantasticamente idênticos «Doña Menudita» e «Don Diminuto»...

Histórias simples que me fazian descobrir, quando apenas tinha 7 ou 8 anos, a importância do riso, da bondade, do respeito cara aos demais... valores que me construírom uma pessoalidade. E aqui estou. E até aqui chegamos.

Boa fim-de-semana a tod@s!

Deixo-vos, já que estamos, um tema dum grupo espanhol (Madrid) que vai visitar a cidade de Acrunha no vindouro mês de janeiro. Nom estam mal. Apontai o nome por se acaso há que ir vê-los: "Días de incienso". Achego-vos uma das cançons do seu disco "El amor hace la vida tolerable al tacto", que, por certo, me recorda um pouco a Bunbury, suponho que pola voz do cantante (sobretudo no retrouso), mas é raro porque o resto dos temas do disco nom tenhem nada a ver com essa relaçom. Enfim.

Saúde!



0 comentários:

Designed by Posicionamiento Web | Bloggerized by GosuBlogger