EeB espaço semi-televisivo

Carnivàle é uma dessas séries de TV que verdadeiramente engancha, porque trata a problemática do ser humano desde uma perspectiva realista (e isso que estamos a falar dum grupo de personagens marginais -monstros de circo, bailarinas-prostitutas, videntes- entre os quais emergem Ben Hawkins e o irmão Justin -ministro metodista- como personagens centrais e antagónicos que tenhem certos poderes "sobrenaturais"). Contudo, a série oferece uma panorâmica moi interessante sobre o honor, o amor, a bondade, o respeito, a lealdade, etc. sem ter que recorrer aos cansativos tópicos de sempre: advogados folhadores-compulsivos que ainda por riba ganham os pleitos, mulheres de êxito (se é que êxito é beber champanha fazendo o "pino-puente" enriba do peito de um rapaz musculoso de 20 anos) de nom sei que puto arranha-céus de Manhattan, médicos/as de prestígio que fodem no hospital porque se odeiam ou se querem (que mais tem!), policias-forenses que resolvem o mesmo caso 120 vezes (uma puta morreu violentamente num motel do meio do deserto. Mudar puta por qualquer outro substantivo: mecânico, camareira, coala... e obtereis infinitos capítulos) antes de se enfrontarem ao "assassino definitivo", um grupalho de mulheres que fodem/cozinham/amam/mentem/limpam, mentres partilham um mesmo problema inexistente...

Logicamente, esse tipo de séries adoitam gozar do beneplácito da audiência. (Todos sabemos porquê, mas é politicamente incorrecto dizê-lo... por um atraso congénito). É por isso que Carnivàle foi cancelada na segunda temporada, porque é uma série onde ninguém se masturba mentres resolve um caso de homicídio ou opera um coraçom ao tempo que recebe uma chamada do seu amante dizendo-lhe que nom poderá ir à ceia (seguramente porque está fodendo com a sua melhor amiga/amigo). Ainda assim, séries como Carnivàle sempre aparecerám, porque outras maneiras de profundar na "questom" som possíveis e necessárias.

Há poucos dias que acabei de ver a primeira temporada. E gostei. Gostei moito. Até gosto da banda sonora!

Saúde e boa semana a tod@s!

2 comentários:

Fer disse...

Eu gostei muito da primeira temporada, e aguardo que para esta semanha tenha nas minhas maos a segunda.
Também penso que o desenho dos personagens, tam reais e tam oníricos, é o ponto mais forte da série. Como bem dis: Personagens marginais que retratam a sociedade da que estám isolados.
Fora do guiom e a história também gostei do aspecto visual, mui trabalhado. Há cenas verdaderamente inquietantes, como aquela na janela dumha das bailarinas...

comiK.O. disse...

Nom podo menos que concordar contigo, amigo Fer. O feito de conseguir que cada personagem tenha uma certa autonomia sem deixar de ser parte de um "todo" complexo e cambiante diz moito do trabalho do criador, Daniel Knauf.
E em quanto ao aspecto visual, mais do mesmo. O capítulo em que Justin ré-visita o seu pasado, as cenas em que Ben se sente atormentado polos seus sonhos, todo aquilo que se intui entre a escuridade case tenebrosa das carretas... efectivamente, case onírico por vezes.
Eu agora estou ré-descobrindo a banda sonora de Jeff Beal. Nom perdas a oportunidade de escuta-la, porque é altamente evocadora.
Saúde!

Designed by Posicionamiento Web | Bloggerized by GosuBlogger